O colesterol alto pode ser causado por diversos fatores, tais como:
Alimentação - dieta com alto conteúdo em gorduras saturadas;
Abuso de álcool;
Cirrose;
Diabetes descompensada;
Hipotiroidismo;
Hipertiroidismo;
Insuficiência renal;
Porfiria;
Componente hereditário.
Consequências do colesterol alto
A principal consequência do colesterol alto é o aumento considerável do risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque o excesso de gordura no organismo favorece a instalação de placas de gordura no interior das artérias, o que diminui o fluxo sanguíneo, podendo levar a angina ou infarto.
O que fazer quando o colesterol está alto
Quando o colesterol encontra-se alto recomenda-se fazer uma mudança no estilo de vida, adotando uma dieta pobre em calorias e em gorduras e criar o hábito de fazer exercícios físicos com regularidade.
Sintomas do colesterol alto
O colesterol não gera nenhum sintoma e, por isso, é importante fazer exames de sangue para o colesterol, pelo menos, anualmente ou conforme orientação médica.
Dieta para o colesterol alto
A dieta para o colesterol alto consiste no aumento do consumo de alimentos na sua forma natural, sem nenhum conservante ou nada industrializado. Deve-se dar preferência ao consumo de frutas, verduras e legumes em todas as refeições. Além disso, deve-se evitar o consumo de leite integral, manteiga ou margarina, frituras e doces.
Para ajudar a baixar o colesterol alto mais rápido, deve-se iniciar a prática de atividade física com alguma regularidade. Pode ser dia sim, dia não ou 3 vezes por semana, mas sempre, no mínimo, 30 minutos e fazer disso um novo hábito de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário