CONTINUAÇÃO DA LEITURA DO LIVRO "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO"
"RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO"
4. A REENCARNAÇÃO FAZIA PARTE DOS DOGMAS JUDAICOS SOB O NOME DE RES-
SURREIÇÃO; SÓ OS SADUCEUS, QUE PENSAVAM QUE TUDO ACABAVA COM A MOR-
TE, NÃO ACREDITAVAM NELA. AS IDEIAS DOS JUDEUS SOBRE ESSE PONTO, COMO
SOBRE MUITOS OUTROS, NÃO ESTAVAM CLARAMENTE DEFINIDAS, PORQUE NÃO
TINHAM SENÃO NOÇÕES VAGAS E INCOMPLETAS SOBRE A ALMA E SUA LIGAÇÃO
COM O CORPO. ELES ACREDITAVAM QUE UM HOMEM QUE VIVEU PODIA REVIVER,
SEM SE INTEIRAREM COM PRECISÃO DA MANEIRA PELA QUAL O FATO PODIA OCOR-
RER; DESIGNAVAM PELA PALAVRA RESSURREIÇÃO O QUE O ESPIRITISMO, MAIS
JUDICIOSAMENTE, CHAMA REENCARNAÇÃO. COM ESFEITO, A RESSURREIÇÃO SUPÕE
O RETORNO À VIDA DO CORPO QUE MORREU, O QUE A CIÊNCIA DEMONSTRA SER
MATERIALMENTE IMPOSSÍVEL, SOBRETUDO QUANDO OS ELEMENTOS DESSE CORPO
ESTÃO, DESDE HÁ MUITO, DISPERSOS E ABSORVIDOS. A REENCARNAÇÃO É O
RETORNO DA ALMA, OU ESPÍRITO, À VISTA CORPORAL, MAS EM UM OUTRO CORPO
NOVAMENTE RESSURREIÇÃO PODERIA, ASSIM, SE APLICAR A LÁZARO, MAS NÃO A
ELIAS NEM AOS OUTROS PROFETAS. SE, POIS, SEGUNDO SUA CRENÇA, JOÃO BATISTA
ERA ELIAS, O CORPO DE JOÃO NÃO PODIA SER O DE ELIAS, UMA VEZ QUE SE TINHA
VISTO JOÃO CRInç, E SE CONHECIAM SEU PAI E SUA MÃE. JOÃO PODIA, POIS, SER
ELIAS REENCARNADO, MAS NÃO RESSUSCITADO.
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