Cardápio para não engordar na gravidez
Um exemplo de cardápio para não engordar na gravidez inclui:
- Café da manhã: leite desnatado ou semidesnatado com cereais integrais; ou suco de laranja com 1 pão de cereais e 1 fatia de queijo branco; ou 1 mingau de aveia;
- Colação: iogurte natural com gelatina ou granola; ou 1 fruta e 4 bolachas integrais;
- Almoço: bife grelhado com salada de tomate e alface e 1 fruta para sobremesa;
- Lanche: vitamina de fruta; ou leite desnatado ou semidesnatado e 4 bolachas integrais; ou iogurte natural com cereais integrais;
- Jantar: 1 posta de salmão, purê de batata e espargos ao vapor e gelatina de agar agar ou da convencional com suco de fruta para sobremesa.
- Ceia: chá com 3 bolachas integrais; ou iogurte natural com 1 fruta.
Além do cardápio, é também importante não ter fome, comer de 3 em 3 horas e beber 1,5 a 2 litros de água por dia. A prática de exercício físico na gravidez também ajuda a controlar o ganho de peso na gravidez e a evitar o aparecimento de problemas. Veja quais os melhores exercícios para praticar na gravidez.
O que não comer para não engordar na gravidez
Para não engordar demais na gravidez é também fundamental não comer alimentos ricos em gordura e açúcar, pois favorecem o ganho de peso. Assim, os alimentos que a grávida não deve comer para não engordar incluem:
- Bolos, bolachas recheadas, sorvete;
- Alimentos diet ou light, assim como, alimentos industrializados e processados;
- Frituras, embutidos e salgadinhos;
- Refrigerantes, fast-food e adoçantes.
Além destes alimentos, a gestante também deve evitar consumir café e outros alimentos com cafeína como chá verde ou chocolate, por exemplo, exceto o chocolate meio amargo que pode ser consumido na gravidez, 1 quadradinho por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário