20.7.15

"MOMENTO ESPIRITUAL"

5. A LEI HUMANA ALCANÇA CERTAS FALTAS E AS PUNE. O CONDENADO PODE ENTÃO DIZER QUE SOFREU A CONSEQÜÊNCIA DO QUE PRATICOU. MAS A LEI NÃO ALCANÇA NEM PODE ALCANÇAR A TODAS AS FALTAS. ELA CASTIGA ESPECIALMENTE AS QUE CAUSAM PREJUÍZOS À SOCIEDADE, E NÃO AS QUE PREJUDICAM APENAS OS QUE AS COMETEM. MAS DEUS VÊ O PROGRESSO DE TODAS AS CRIATURAS. EIS PORQUE NÃO DEIXA IMPUNE NENHUM DESVIO DO CAMINHO RETO. NÃO HÁ UMA SÓ FALTA, POR MAIS LEVE QUE SEJA, UMA ÚNICA INFRAÇÃO À SUA LEI, QUE NÃO TENHA CONSEQÜÊNCIAS FORÇOSAS E INEVITÁVEIS, MAIS OU MENOS DESAGRADÁVEIS. DONDE SE SEGUE QUE, NAS PEQUENAS COMO NAS GRANDES COISAS, O HOMEM É SEMPRE PUNIDO NAQUILO EM QUE PECOU. OS SOFRIMENTOS CONSEQUENTES SÃO ENTÃO UMA ADVERTÊNCIA DE QUE ELE ANDOU MAL. DÃO-LHE A EXPERIÊNCIA E O FAZEM SENTIR, A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, BEM COMO A NECESSIDADE DE SE MELHORAR, PARA EVITAR NO FUTURO O QUE JÁ FOI PARA ELE UMA CAUSA DE MÁGOAS. SEM ISSO, ELE NÃO TERIA NENHUM MOTIVO PARA SE EMENDAR, E CONFIANTE NA IMPUNIDADE, RETARDARIA O SEU ADIANTAMENTO, E PORTANTO A SUA FELICIDADE FUTURA.

MAS A EXPERIÊNCIA CHEGA, ALGUMAS VEZES, UM POUCO TARDE; E QUANDO A VIDA JÁ FOI DESPERDIÇADA E PERTURBADA, GASTAS AS FORÇAS, E O MAL É IRREMEDIÁVEL, ENTÃO O HOMEM SE SURPREENDE A DIZER:

"SE NO COMEÇO DA VIDA EU SOUBESSE O QUE HOJE SEI, QUANTAS FALTAS TERIA EVITADO; SE TIVESSE DE RECOMEÇAR, EU ME PORTARIA DE MANEIRA INTEIRAMENTE OUTRA; MAS JÁ NÃO HÁ MAIS TEMPO!"


COMO O TRABALHADOR PREGUIÇOSO QUE DIZ: "PERDI O MEU DIA", ELE TAMBÉM DIZ: "PERDI A MINHA \/IDA". MAS, ASSIM COMO PARA O TRABALHADOR O SOL NASCE NO DIA SEGUINTE COMEÇA UMA NOVA JORNADA, EM QUE PODE RECUPERAR O TEMPO PERDIDO, PARA ELE TAMBÉM BRILHARÁ O SOL DE UMA VIDA NOVA, APÓS A NOITE TÚMULO, E NA QUAL PODERÁ APROVEITAR A EXPERIÊNCIA DO PASSADO E EM EXECUÇÃO SUAS BOAS RESOLUÇÕES PARA O FUTURO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...