30.1.15

"DOUTOR CEGONHA"

8 DICAS PARA SEU BEBÊ DORMIR A NOITE TODA
1) Um ambiente amoroso no lar é de extrema importância para o sono do bebê. Quando pequena, a criança se comunica pelos sentidos e, para ficar relaxada, é necessário que o clima da casa também seja de paz. A recomendação é que o casal demonstre muito respeito e amor na presença do neném. O bebê se cria através de suas percepções de ambiente!
2) A alimentação é um dos fatores influenciadores da rotina. Um bebê acorda, mama e dorme. É preciso manter uma rotina de horário para cada uma dessas atividades. O recém-nascido leva em torno de duas semanas para se adaptar e seguir os horários definidos. O autor do livro recomenda amamentar a criança de quatro em quatro horas, começando às sete da manhã. Sendo que a contagem inicia quando a criança começa a mamar, alimentando-a durante 15 ou 20 minutos em cada peito. Seguindo o tempo de ficar acordado, depois dormir e mamar novamente.
3) Ao amamentar a criança, é necessário verificar se ela se alimentou por completo. Muitas vezes os bebês podem cochilar enquanto mamam. A mãe precisa mantê-lo acordado para que a refeição seja 100% eficiente e a criança fique nutrida por completo. Um bebê bem alimentado não acorda no meio do sono.
4) Aprenda a decifrar os sinais do bebê. Conhecer o seu filho é muito importante: é preciso saber identificar quando ele está sentindo fome, quando está com a fralda suja, quando está com cólica ou quando está fazendo manha. Quando ele está com fome, costuma a fazer sinais de sucção. Fique atenta! Evite amamentar na hora errada.
5) Evite embalar o bebê no berço ou no colo. O livro explica que a criança deve ser colocada no berço ainda acordada para que ela se acostume a cair no sono no local adequado. Lembrando que a cama do casal não é um lugar indicado. Uma vez que o bebê se acostuma a dormir com os pais, ele não vai querer ficar no berço. O neném precisa do seu cantinho!
6) Não leve o neném para passear de carrinho pela casa nem para “dar umas voltas de carro”. O bebê precisa sentir que há um local certo para ele dormir e não pode ser algo em movimento, pois a cama é estática.
7) Nada de deixar o bebê dormir em frente à televisão. O barulho constante e a iluminação da imagem podem interferir na tranquilidade da criança.
8) Brincar, receber carinho, tomar banho e conversar fazem parte das atividades do bebê. Para não exagerar com muitas tarefas, a pediatra alerta para não deixar o bebê dormir por exaustão. Além disso, ao colocar a criança para dormir, saia do quarto enquanto ela ainda está acordada. Assim ela se acostumar a dormir sozinha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...