31.1.15

"ESPAÇO PET"

"ESQUEMA DE VACINAÇÃO"
Todo cão para que viva saudável por toda sua vida deve ser vacinado. Mas a dúvida mais comum quando as pessoas adquirem um cão é quando vacinar, quais vacinas dar.
A primeira vacina aplicada no cão é a polivalente, conhecida como V8 e V10. A V8 é assim conhecida pois imuniza contra 8 doenças: parvovirose, cinomose, coronavirose, parainflueza, hepatite, adenovírus tipo 2 e 2 cepas(tipos) de leptospirose. A diferença dela pra V10 é que a V10 tem 4 cepas de leptospirose ao invés de 2. São 3 doses que o filhote irá receber no seguinte esquema:

1ª dose: 45 dias
2ª dose: 66 dias
3ª dose: 87 dias

Há veterinários que adotam um intervalo de 30 dias entre as doses, e há veterinários que quando seguem esse esquema acima, dão 4 doses, por isso é importante levar seu cão no veterinário e seguir o esquema dele.
O reforço dessa vacina é feita anualmente a partir da última dose recebida. Por exemplo, se foi aplicado a 3ª dose no dia 02-08-2011 o reforço será no dia 02-08-2012.
Em cães adultos que nunca receberam vacina, não precisa ser feito esse esquema com 3 doses. Apenas uma será suficiente.
Em regiões onde há muitos casos de leptospirose, é recomendado fazer reforço a cada 6 meses com uma vacina só de leptospirose.
Aos 4 meses, o filhote está apto a receber a vacina contra raiva, e o reforço também é feito anualmente.
Outras vacinas recomendadas são contra giárdia, tosse dos canis e leishmaniose.
A vacina contra giárdia são 2 doses, podendo ser aplicada no filhote a partir dos 3 meses, com intervalo de 15 dias, e reforço anual.
O número de doses da vacina contra tosse dos canis vai depender de qual marca o veterinário trabalha. Também pode ser aplicada a partir dos 3 meses, e o reforço também é anual.
A vacina contra leishmaniose só é aplicada depois que o cão fizer exame de sangue e for constado que ele é soro negativo, ou seja, não tem a doença. Em regiões que não há casos da doença em humanos (pois é uma zoonose) não é necessária a vacinação, apenas se o animal for viajar pra uma região endêmica.
Toda vacinação deve ser feita pelo veterinário de confiança que você escolheu para acompanhar seu cão por toda a vida dele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...