25.3.15

"ESPAÇO MELHOR IDADE"

Musicoterapia para Idosos

A musicoterapia para idosos é uma terapia que utiliza a música e auxilia nas mudanças que ocorrem na velhice. O principal objetivo da musicoterapia para os idosos é a recuperação da autoestima, mas a musicoterapia para idosos envolve atividades, como cantar, brincar, tocar, improvisar e criar, estimulando um trabalho mental e corporal do idoso.
Exercício de musicoterapia para idosos
Um bom exemplo de exercício de musicoterapia para idosos é:
Sentados em forma de círculo, encher um balão de aniversário e passar o balão de mão em mão, enquanto cantam uma música, até o balão estourar. Dentro do balão deverá estar um papelzinho com perguntas como " Como você está se sentindo?". A seguir, pode-se discutir o assunto.

Benefícios da Musicoterapia para Idosos

Os benefícios da musicoterapia para idosos incluem:
Restabelecimento do ritmo da marcha: O uso de músicas com os ritmos marcados auxilia idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar.
Estimulação da fala: O canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória.
Aumento da Criatividade: A criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas.
Aumento de Força e consciência corporal: O ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura.
Diminuição dos Sintomas de Depressão: O convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções.
Idosos que praticam atividades de musicoterapia diariamente se afastam da solidão, se sentem mais apoiados, felizes e com uma ótima qualidade de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...