27.3.15

"ESPAÇO PET"

Como dar banho em gato

Quem acha que gato não precisa de banho, pois eles mesmos se encarregam do assunto, está muito enganado! Mesmo quando os gatos se dão banho – através das lambidas e de sua língua áspera que cumpre a função de “bucha” – muita sujeira da pele não consegue ser eliminada. Mas é claro, dar banho em gato não precisa ser algo frequente como acontece com os cães. Isso irá variar de acordo com os hábitos e condições do gato, se ele é um frequentador das ruas, se ele está com excesso de pulgas, se está com algum problema dermatológico, por exemplo. Se alguns desses exemplos citados é o caso, é hora de dar banho no gato! Mas se ele não se encaixa em nenhum desses casos, dê o banho quando convier. Apesar do susto inicial, ao final do banho os gatos ficam tranquilos e transmitindo sensação de bem estar, afinal é um animal higiênico por excelência, certo?

Siga os seguintes passos para dar um banho bem sucedido no seu gato:
Antes de convocar o gato para o banho, separe os produtos necessários no local do banho. Um xampu próprio para gatos, de preferência receitado pelo veterinário, uma toalha grande, um pente e uma escova. Se você utilizar o chuveiro, opte pelo chuveirinho e deixe o box fechado! Se não for no chuveiro, opte por uma bacia grande com água para molhar e enxaguar o gato.
Prepare o local do banho, veja se a temperatura da água está ideal, nem quente nem fria demais. Vista roupas adequadas para se molhar e que protejam o corpo caso o gato pule, arranhe e dê piruetas.
É sempre melhor que o banho seja dado por duas pessoas, uma para segurar o gato e outra para ensaboar e enxaguar. Se você estiver sozinho treine antes a contenção do gato, segurando-o na nuca para que fique imobilizado. Com a outra mão será feito o trabalho com a água e o xampu. Seja firme para o gato não escapar.
Já com o gato no local do banho, molhe-o inteiro, da cabeça ao rabo. Aplique o xampu e deixe fazer espuma. Esfregue entre os pelos com as pontas dos dedos e em seguida enxague o bichano. Enxague bem para não ficar nenhum resíduo e o gato correr o risco de lambê-lo depois.
Após o banho aperte o excesso de água do pelo do gato e enrole-o em uma toalha grande e macia. Enxugue-o esfregando a toalha no pelo. Se você tiver sorte o gato pode não ter problemas com secador de cabelos. A maioria sai correndo por causa do barulho e do vento. Faça antes o teste para ver se ele permanece no local ou foge aterrorizado. Se ele se acostumar o secador de cabelos irá ajudar a secar mais rápido e deixar o pelo bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...