Amamentação
Dicas para amamentar melhor e fortalecer o vínculo mamãe e bebê.
Nossa primeira sessão sobre amamentação citará trechos da cartilha do Ministério da saúde: SAÚDE DA CRIANÇA:Nutrição Infantil, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.
"O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção
e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para
redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção
da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade..."
"Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe."
Sabia que quem amamenta perde peso mais rápido e descobre uma forma de prazer inexplicável? O simples toque do bebê sobre a mama da mulher, durante a amamentação, estimula a liberação de um hormônio chamado ocitocina, responsável por dar início ao fluxo de leite. Ele é produzido pela glândula pituitária numa região do cérebro chamada hipotálamo - a mesma que regula as emoções. Quando chega às mamas, levado pela corrente sanguínea, estimula a ejeção do leite pelos alveólos internos, pequenas glândulas em que o alimento é produzido. A ocitocina também está por trás da sensação de calma, satisfação e alegria que a mãe experimenta enquanto nutre seu filho
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário