17.2.15

"DOUTOR CEGONHA"

A PATERNIDADE
O modo como o homem vivencia a gravidez é diferente da mulher. É importante a mãe procurar compartilhar com ele todas as sensações, experiências e dúvidas em relação à maternidade. Quanto mais cedo o vínculo é formado, maiores benefícios emocionais trarão após o nascimento, pois o bebê necessita tanto dos cuidados maternos quanto dos paternos, principalmente se tiverem início quando ele ainda está na barriga da mãe.
O pai pode compartilhar os cuidados básicos com o bebê, da sua educação e desenvolvimento físico-emocional. Estas atitudes reforçam ainda mais a sua situação de companheiro, pois transmitindo amor e segurança à mulher, colaborará para que ela acolha mais intensamente seu próprio filho. 
Entretanto é importante respeitar os limites de cada um. Assim, se o companheiro irá ou não às consultas de pré-natal, participará ou não das reuniões do grupo, estará ou não presente no momento do parto são decisões a serem tomadas pelo casal, levando em conta a vontade dos dois (desejo da companhia do parceiro pela mulher e desejo do homem em estar presente) e a situação real de possíveis limitações (liberação no trabalho no horário das consultas e exames, permissão para acompanhante na sala de parto na maternidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...