17.2.15

"ESPAÇO MELHOR IDADE"

Para falar sobre artrite e artrose é importante lembrar-se dos joelhos, cotovelos, punhos, mãos, tornozelos, coluna e ombros, isso porque são locais onde temos articulações. Embora com sintomas parecidos, a artrite e artrose são doenças com causas diferentes.
A artrite é uma inflamação que ocorre na articulação. A artrose é o desgaste da cartilagem das articulações. A cartilagem serve como uma ?almofada? ou "amortecedor" entre dois ossos.
Qualquer pessoa que se submete a esforços constantes ou traumáticos, seja um atleta profissional, esportista de final de semana, idoso ou jovem, torna-se mais propenso a sentir os sintomas comuns da artrite e artrose que são dor: inchaço e rigidez local.
O tratamento da artrite e da artrose inclui várias medidas que melhoram a qualidade de vida, como exercícios físicos, controle do peso e medicamento para dor.
E a osteoporose?
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, deixando-os frágeis e aumentando o risco de fraturas. É mais comum em mulheres que estão na terceira idade, devido à diminuição da massa óssea, que é mais acentuada na menopausa.
Prevenir é a melhor solução, pois a osteoporose é silenciosa, portanto:
- Tenha uma alimentação equilibrada;
- Aumente a ingestão de cálcio e vitamina D;
- Exponha-se ao sol, por 15 a 20 minutos diariamente, evitando o horário entre 10h e 16h (no horário de verão evite o horário entre 11h e 17h);
- Evite quedas: use sapatos com sola de borracha, evite o uso de tapetes, apóie em corrimãos ao subir e descer em escadas. 
Adotar um estilo de vida saudável e mudar hábitos é um investimento para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...