18.2.15

"DOUTOR CEGONHA"

CUIDADOS COM O UMBIGO
Um dos maiores mitos em relação aos cuidados com o recém-nascido é o cuidado com o umbigo. Coto umbilical é como se chama a parte do cordão que fica presa ao bebê nos primeiros dias de vida.
Os cuidados com o coto umbilical são importantes quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer limpa e seca para evitar infecção e para tornar mais rápida a cicatrização. Em geral leva de 7 a 15 dias para se soltar da barriga do bebê. Em alguns casos, quando é mais grosso e gelatinoso, pode demorar até 25 dias. No banho, deve-se lavar bem o coto com água e sabão. Após o banho deve-se enxugar bem o bebê e realizar o curativo do umbigo, este deve ser feito todos os dias até sua queda. Caso perceba umidade no coto durante a troca de fraldas, o curativo deverá ser feito novamente.
COMO FAZER O CURATIVO
O coto umbilical deve ser elevado suavemente.
Com uma haste ou chumaço de algodão deve-se limpar bem a base onde ele se insere na barriga. Toda secreção deve ser retirada, podendo ser necessário repetir a operação.
A seguir, envolver o coto com uma gaze embebida em álcool 70%. Ela não deverá estar encharcada, sendo necessário retirar o excesso de álcool. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro, até cair.
Colocar a fralda deixando o coto orientado para cima, para evitar que se molhe com urina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A REZADEIRA PT I

Suas pernas foram feitas pra correr, neguim, então vai Degola o estirante, embola na rabiola e traz Seus olhos foram feitos pra enxerga...